História

No final da década de 1970, a Empresa Hussni & Narchi, proprietária da Chácara Floridiana, localizada na região norte da cidade de Rio Claro, promoveu o loteamento de toda aquela área, dando origem ao bairro “Jardim Floridiana”. Nessa chácara, já havia o imponente “Casarão”, que foi a residência da tradicional Família Hussni durante muito tempo. Inspirados nesse “Casarão”, os proprietários do loteamento, sob a influência principalmente dos irmãos Laert e Niazi Hussni, resolveram dotar o loteamento de um clube, cuja área, dentro do loteamento e incluindo o “Casarão”, teria outras benfeitorias: quadras de tênis, piscinas, quadras poliesportivas, vestiários, saunas, campo de futebol, cancha de bochas e toda infraestrutura necessária para o funcionamento do Clube.

Definido esse objetivo, logo “ao primeiro dia do mês de julho de mil novecentos e oitenta (01/07/1980), às vinte horas, nas dependências dos Escritórios do Loteamento Jardim Floridiana (conforme consta da Ata de Reunião – Livro Atas no. 01 a 100), com a presença de 49 pessoas, teve início a “Reunião Especial” para a fundação da Sociedade “Floridiana Tênis Clube”, com o objetivo principal de “proporcionar aos seus associados e familiares o convívio social, com promoção de atividades esportivas, culturais e artísticas, sendo vedada a participação em manifestações de caráter político, religioso, radical e de classes”.

A convite dos presentes, assumiu a Presidência da Reunião, o Sr. Laert Hussni, que solicitou que se procedesse à leitura dos Estatutos elaborados e que “regerão os destinos da nova sociedade”, o qual foi aprovado por todos os presentes.

A seguir, foi proposto pelo Presidente e aceito pela totalidade dos presentes, que fosse eleita a primeira Diretoria, que assumiria, de imediato, os encargos estatutários. Realizada a eleição, foram eleitos pela maioria de votos, os seguintes membros:

Ricardo Elias Narchi
Presidente
Liráucio da Silva Fonseca
Vice-presidente
Osvaldo Paraluppi
1º Secretário
Eurípedes Martins Pinheiro
2º Secretário
Niazi Hussni
1º Tesoureiro
Michel Arbex
2º Tesoureiro
Laert Hussni
Diretor Patrimonial
Germinal Amat
Diretor Social
Luiz Carlos Escobar
Diretor Esportivo

Eleita a Diretoria, o Senhor Presidente convocou a primeira reunião, para realizar-se no dia três de julho, para “discussão de uma proposta apresentada pelos Empreendedores do ‘Loteamento Jardim Floridiana’, para aquisição do local e benfeitorias existentes, bem como de outras a serem realizadas”, conforme o projeto do Clube. Assim, toda a área destinada ao Clube, mais as benfeitorias existentes e as previstas para construção, foram orçadas dando origem ao Valor Patrimonial do Floridiana Tênis Clube, negociado com os Empreendedores.

Definido o Valor Patrimonial do novo Clube, a próxima fase foi a venda dos Títulos Patrimoniais (2000 títulos), em etapas, valorizadas de acordo com o andamento das construções, o que possibilitou a quitação do débito junto aos Empreendedores. Essa estratégia de venda foi de grande sucesso, não só entre os que adquiriram lotes para a construção de suas casas no loteamento, mas também pela grande aceitação entre a população de Rio Claro. Em curto espaço de tempo, chegou-se a venda de quase totalidade dos 2000 títulos colocados para negociação.

Em síntese, essa é a história da fundação do Floridiana Tênis Clube, que já nasceu grande e que, futuramente, será maior ainda, dependendo da capacidade de investimentos por parte de seus sócios patrimoniais.